terça-feira, 5 de setembro de 2017

                                         Orixá e associações!!

Cada vez, mais fico admirado com o que ouço sobre essas associações que fazem com o orixá.
Se escuta muito dizer hoje em dia, que se você for de tal santo com tal juntó, vc só pode ser desta qualidade... Então o orixá deixou de vir na sua cabeça como olorum determina é o zelador que escolhe qual é essa qualidade? O Gegê Dahome não vê e não concorda dessa forma e vai piorando a cada dia, agora se você é de Oya (Onira), vc é seis meses de Oxum (Opará), nunca soube que elas fossem gêmeas siamesas ou xifópagos.
Estudar para sabermos a cada dia lidar melhor com o orixá é uma coisa, estudar pra passarmos a dizer vai ser assim é outra, até porque quem nasce com cargo principalmente pra ser zelador não deve e nem tem esse direito de fazer essas mudanças, por isso que hoje em dia tem mais zelador que yawo, virou festa todos já nascerem com cargo, o povo esquece que você frequentar sua casa e dá santo pra que haja uma festa já é um cargo.
Me questiono se o orixá vem perdendo a força com o passar do tempo e acredito que sim!!! Porque se o orixá não pode ser ele então porque se mostrar realmente! Antigamente se fazia quem era de Oxalá/ Xoroque, de Yansa /Oxum, de Xangô/Obaluaê, mas agora não se pode mais. Daqui a pouco será os grandes estudiosos do axé quem estarão dando novas qualidades, como já está acontecendo.
Amo minha nação, por isso várias pessoas dizem o Gegê é escondido, sim!! Justamente por isso, porque como dizemos sobre o orixá, ele existe ou não existe, verdade ou mentira, tem que se parar com essas coisas, o orixá é ele pronto. Por isso que axé passou a ser modinha, nem todos irão concorda, mas pra mim pior é compartilhar com esses exageros. Vamos respeitar que nasceu na cabeça do povo.

Nenhum comentário: