segunda-feira, 11 de setembro de 2017

                                 Yawos e abians/ direito adquiridos

Uma casa de santo não pode ser constituída sem abians, ele é o início de tudo isso porque 99% de atuantes no axé foi abian um dia. Porém o abian deixa de ter alguns direitos dentro do axé, pelo que chamamos de não ter passado pelo sacrifício que é a iniciação do orixá, mas nem por isso ele deixa de ser primordial e aí, a meu ver é um dos seres mais importante dentro do axé, pq através deles vemos santo se manifestar na sua íntegra até que a casa comece a ensinar as normas e trejeitos de como o orixá deve se comportar. Nem por isso o abian deixa de ajudar nas atividades do axé, só não participa de determinados fundamentos assim como yawo já feito. Acho descabível como vi há algum tempo vestirem santo de abian com todos os atributos e parlamentas, aonde fica a magia de qdo esse santo (abian) nascer, existe zeladores que fazem isso creio piamente que não pelo orixá do abian e sim pelo dinheiro que vivente contribui ou banca nessas casas, mas todos sabem que isso é errado. Como dizia meu pai cada degrau tem que ser galgado, o Yawo já passa a ter mais alguns direitos que o abian, um deles e que é de suma importância, é poder entrar num roncó, rezar com quem tá recolhido dar uma maionga (banho), ou seja, ajudar a criar um orixá que está nascendo, como diziam os antigos nos tornamos algo dentro do axé qdo passamos a dar e nos sacrificar cada vez mais pelo orixá.

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